quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Kiki's Delivery Service (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 02/08/2003.

Alternativos: Kiki, A Aprendiz de Feiticeira; Majo no Takkyuubin
Ano: 1989
Diretor: Hayao Miyazaki
Estúdio: Studio Ghibli
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 103 min
Gênero: Aventura / Infantil / Fantasia


1989 foi um ano e tanto para os fãs do Studio Ghibli, com o lançamento de dois excelentes animes deste estúdio nos cinemas japoneses. Isao Takahata presenteou o público com o inigualável Grave of the Fireflies, enquanto Hayao Miyazaki contribuiu com o divertido e sensível Kiki´s Delivery Service (Majo no Takkyuubin), um ótimo anime de fantasia que agrada igualmente a adultos e crianças.

Kiki é uma bela e alegre garota de 13 anos, pertencente a uma família de bruxas. A tradição diz que as mulheres da família, ao chegarem a esta idade, devem sair de casa em uma noite limpa de lua cheia, para começarem os treinamentos necessários à sua formação como bruxas. Ainda segundo esta mesma tradição, a aprendiz de feiticeira deve levar uma vassoura, um gato preto e usar roupa escura. Como primeira missão, esta garota deverá procurar uma boa cidade, na qual não exista nenhuma bruxa residente, e escolher um local para morar e trabalhar pelo período de um ano.

Excitadíssima com a limpa noite de lua cheia anunciada pelo serviço de meteorologia, Kiki começa a arrumar suas coisas, enquanto troca umas idéias com Jiji, seu gato preto com um senso de humor muito peculiar. ^__^ Sonhando em encontrar uma cidade com mar, Kiki e Jiji rumam para o sul, e percebem que sua missão será muito mais difícil do que pensavam. Acostumados ao clima caloroso do interior, ambos sentem que a vida na movimentada cidade grande é bem impessoal, e Kiki começa a duvidar da própria capacidade em arrumar um emprego e garantir seu sustento num ambiente tão intimidante. O acaso faz com que a única habilidade de Kiki como bruxa, a capacidade de voar com uma vassoura, se transforme num diferente negócio: serviço de entregas aéreo! ^_^

Assim como "Tonari no Totoro", "Mahou no Takkyuubin" demonstra a capacidade ímpar de Hayao Miyazaki em contar uma história de fantasia para pessoas de todas as idades. Por se tratar de um anime mais voltado ao público infantil, Kiki´s Delivery Service possui um enredo menos complexo que Nausicaa e Laputa, por exemplo, e seus personagens também são mais simples, do ponto de vista psicológico. Se, por um lado, esta pseudo-superficialidade faz com que Kiki´s Delivery Service seja menos marcante que outras obras do Ghibli no tocante ao conteúdo, por outro permitiu que este anime fosse, de longe, o mais divertido já criado por Miyazaki.


Visualmente, Kiki´s Delivery Service é uma obra de arte. Com algumas das melhores seqüências aéreas já criadas pelo Ghibli (inferiores apenas às maravilhosas cenas de Laputa) e tomadas de câmera fantásticas, Kiki´s Delivery Service é mais um exemplo da inigualável capacidade dos artistas do Studio Ghibli em jogar o queixo dos espectadores no chão! ^__^ É incrível perceber que este anime, produzido manualmente em 1989, é ainda mais impressionante que 99% das produções animadas do século XXI, que usam e abusam de efeitos computadorizados.

Os personagens, apesar de simples, são excelentes! Kiki e Jiji formam uma dupla e tanto, com diálogos hilários, nos quais cada explosão de entusiasmo de Kiki é seguida por uma ducha de água fria por parte de Jiji! Entre os outros personagens de destaque, temos Tombo, um garoto de óculos, fascinado por dirigíveis e que tenta se aproximar de Kiki, de todas as maneiras, e Osono-san, uma risonha e bem humorada senhora, grávida de muitos meses e que comanda a Padaria Gutchoki junto a seu marido, uma "figuraça" que não abre a boca de jeito algum. ^_^

Kiki´s Delivery Service ainda traz uma boa mensagem para crianças e adultos, ao mostrar que trabalho não deve ser sinônimo de castigo mas, sim, de prazer. Cada pessoa é presenteada por Deus com um dom, e cabe a cada uma delas, no seu ritmo, utilizar este dom da melhor maneira possível, não importa se trabalhando como padeira, pintora ou bruxa. Se as responsabilidades aumentam muito, o estresse ataca e a auto-confiança vai embora, prejudicando o desempenho das pessoas no trabalho e causando tristeza e depressão.



Com uma marcante trilha sonora (Joe Hisaishi, mais uma vez) completando o cenário, Kiki´s Delivery Service peca apenas pelo ritmo acelerado no final e pela exploração muito superficial do relacionamento entre Kiki e Tombo. Estes pequenos defeitos se tornam insignificantes ante à excelência do resultado final atingido por Miyazaki. O Studio Ghibli, mais uma vez, acertou na mosca!


Marcelo Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário