terça-feira, fevereiro 12, 2013

Ah! My Goddess (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 21/11/2002

Alternativos: Oh My Goddess!, Aa! Megamisama!, Ah! Minha Deusa
Ano: 1993
Diretor: Hiroaki Gohda
Estúdio: AIC
País: Japão
Episódios: 5
Duração: 30 min
Gênero: Romance / Comédia / Fantasia


Keiichi Morisato é um estudante universitário de aparência mirrada e que, de tempos em tempos, fica encarregado de vigiar a república de rapazes em que vive, enquanto seus amigos pirados saem para a curtição. Num destes dias, enquanto tentava encomendar um rango caprichado para matar a fome, Keiichi liga por engano para a Linha de Ajuda das Deusas, uma espécie de serviço celestial de auto-ajuda (!!). Conversa vai, conversa vem, Keiichi acaba conhecendo a bela Belldandy, que se apresenta como Deusa e diz a Keiichi que ele tem direito a fazer um pedido. Imaginando se tratar de uma piada, Keiichi fala que gostaria de ter uma garota como Belldandy ao lado dele, o tempo todo... precisa dizer mais? ^_^

Ah! My Goddess é uma cultuada série de 5 OVA´s, produzida pela Kodansha, TBS e KSS, e que deu origem a um longa-metragem. Baseado no mangá de Kousuke Fujishima, Ah! My Goddess contou com uma produção de primeira linha. A arte e o desenho de personagens é brilhante, a animação (cortesia da sempre eficiente AIC) flui de maneira fantástica e a trilha sonora é deliciosa! Mesmo sendo "shoujo" até a alma, Ah! My Goddess agrada igualmente a homens e mulheres, talvez por tocar na questão do amor de maneira mais imparcial, sem retratar as mulheres como românticas cegas e incorrigíveis, nem mostrando os homens como selvagens sedentos por sexo. O fato de AMG ser muito, muito engraçado também ajuda bastante!! ^_^



Um dos grandes trunfos de Ah! My Goddess são seus personagens. Keiichi é um cara super bacana, carinhoso, apesar de ficar desesperado para conseguir um momentinho a sós com Belldandy (hmmmm...). Coitado, ninguém é de ferro! ^_^ Belldandy é super "kawaii", recatadíssima mas que demonstra, nas mínimas ações, o sentimento todo especial que nutre por Keiichi (hmmmm, de novo...).


Existem ainda mais três mulheres na vida de Keiichi... calma, não é baixaria, não! Uma delas é a irmã de Keiichi, Megumi, também estudante universitária, e as outras são irmãs de Belldandy. Skuld é a caçulinha, meio mimada e fera em cálculos matemáticos. Urd é a irmã mais velha... selvagem e taradona, ela tenta ajudar Keiichi e Belldandy de todas as maneiras mas, com seu toque de Midas invertido, tudo em que põe a mão, dá errado! As caras que ela faz, quando as coisas desandam, são impagáveis!

São os pequenos detalhes que dão um toque todo especial a Ah! My Goddess. Momentos sutis, como toques e abraços, são mostrados de maneira a não deixar dúvidas sobre o sentimento sincero que vai surgindo entre Keiichi e Belldandy. É interessante, também, a idéia de que o amor entre pessoas completamente diferentes (no caso, humanos e deusas) pode causar muitos problemas aos envolvidos... o amor, no caso, traz felicidade, mas vem acompanhado de um certo sofrimento.


    


Ah! My Goddess merece todo o sucesso que faz até hoje. Keiichi e Belldandy formam um dos casais mais simpáticos e convincentes do mundo dos animes, e é impossível não se envolver completamente com a relação dos dois. Para quem procura um anime bem romântico e super engraçado, Ah! My Goddess é obrigatório!


Marcelo Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário